É GOL – TORCIDA AMIGA, BOA TARDE!


E gol_capa.indd

 

Não pensem que escrevi este livro por causa da Copa do Mundo, aquela que queremos esquecer. A história começou em 1982, quando uma editora me perguntou se eu tinha algum conto na gaveta. Tinha. A do centroavante que faz um gol em um jogo difícil e os cronistas elaboram mil teorias em torno disso. Entrevistado, o jogador dá uma explicação simples e bizarra, divertida. O que esses cronistas gostam de exibir teorias, sabem mais do que os técnicos. A primeira edição saiu com ilustrações do arquiteto Vallandro Keating, que é ótimo. Na reedição, o livro ficou nas mãos de Orlando Pedroso, que se superou. Um livro curto para ler, ver e rir. A última imagem é deslumbrante.

  • Formato: 27×20,5
  • 64 páginas
  • ISBN 978-85-260-2064-1
  • Ilustrações: Orlando Pedroso
  • Ano: 2014
  • Global Editora

 

Este livro é um dos raros textos de Ignácio de Loyola Brandão sobre futebol. Mas sua vivência no esporte vem de algumas décadas. Nos anos 50 e 60 foi amigo de jogadores da Ferroviária, acompanhou viagens do time, foi perseguido por torcedoras armadas de sombrinhas, fugiu de uma chuva de ovos podres, viu muitas vezes Pelé em Araraquara, em campo ou fora, como num encontro inusitado entre o Rei e o filósofo Jean-Paul Sartre, numa esquina da cidade.

 

 

Neste vídeo, o autor conta como se originou a história do livro É GOL. No momento em que o maior e mais caro evento de futebol foi realizado no Brasil, Loyola trouxe um conto sobre as raízes do jogo, dentro e fora de campo. O vídeo também conta com depoimentos do ilustrador dessa edição, Orlando Pedroso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *